RISOS E SORRISOS

Dia Internacional do Riso

Imagem: Shutterstock


“Rir é o melhor remédio”, diz a sabedoria popular. Rir e sorrir com legítima vontade, e não somente como convenção social, está associado à alegria, contentamento, momentos felizes. E a construção da felicidade serena depende, fundamentalmente, de formar relacionamentos de boa qualidade com os outros e com nós mesmos. Risos e sorrisos contribuem para fortalecer nosso sistema imunológico e reduzir tensões. Liberam hormônios como dopamina e serotonina, que transmitem sensação de bem-estar e felicidade.

 

Sorrir para realmente desejar “bom dia” para as pessoas da família e colegas de trabalho, sorrir ao fazer um ato de gentileza com desconhecidos, para genuinamente agradecer o que recebemos. Como o bocejo, risos e sorrisos são contagiantes e, com isso, podemos dar o ponto de partida para criar um clima amigável em nossas interações, e estimular, para quem oferecemos um sorriso, a ação dos “neurônios-espelho”, a base neurofisiológica da empatia.

Sorrir, olhar, abraçar as pessoas que amamos, são atos que nutrem as relações no convívio cotidiano. Quando o bebê ri e sorri desperta alegria e ternura, e sorrir para o bebê transmite amor e acolhimento. É a riqueza da comunicação não verbal.

Rir juntos compartilhando lembranças passadas, uma piada recente ou um vídeo engraçado, traz leveza mesmo em dias difíceis.

Com amizades duradouras muitas vezes revisitamos episódios passados que nos trouxeram sofrimento e conseguimos até achar graça de tudo aquilo, transformando drama em comédia. “Chorei tanto quando ele terminou o casamento, e agora vejo que minha vida está muito melhor sem ele. Como é que um dia eu fui me apaixonar por aquele cara? ” .

Rir de si mesmo é um ótimo recurso para desenvolver a percepção de nossa humanidade, acolher com carinho nossos erros, fracassos e escolhas ruins que pareciam boas. Isso é parte importante de aprender a viver, desenvolver novas habilidades e fazer escolhas melhores. Mas quantas pessoas se atacam com críticas impiedosas, depreciando a si mesmas?

 

Por outro lado, rir dos outros machuca, agride, humilha. As crianças costumam ser particularmente sensíveis a isso: “Você está rindo de mim! ”– lamentam, sentindo-se magoadas. É muito diferente de rir com os outros, até mesmo dos respectivos erros e mal-entendidos da comunicação.

Risos e sorrisos: podemos usar esse remédio à vontade. Não há contraindicações!

Maria Tereza Maldonado